Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

UM TEXTO DE LYSETTE LYRA - GAZETA DE ALAGOAS

OS IMPERDÍVEIS CONCERTOS AOS DOMINGOS!

Por: » LYSETTE LYRA – membro da AML.
Coordenados pela artista Selma Britto e a colaboração do Presidente da Ihgal e da Secretaria de Cultura de Alagoas, todos os primeiros domingos de cada mês é oferecido ao público, sem nenhum ônus, um espetáculo musical no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Iniciativa cultural digna de louvores, pois não só ajuda o povo da capital a inteirar-se de uma das mais belas formas de conhecimento, como promove inúmeros artistas dessa arte, tornando-os populares em nossa sociedade. Essa intimidade com tantos autores famosos é uma oportunidade incalculável que poucos alagoanos teriam se não fosse essa iniciativa valiosa dos criadores desses recitais. São momentos de êxtase em que passamos a ouvir todos os estilos de boa música, engrandecendo nosso conhecimento e acalentando nossos corações.

“A música: como diz o grande maestro Berthold Auerbach, limpa a alma da poeira da vida cotidiana”.

No último domingo fomos agraciados com a Banda de Música da Sociedade Musical Professor Manuel Alves de França, regida pelo maestro Antônio Tarciso Pereira, de Marechal Deodoro. Essa Sociedade Musical teve sua primeira formação em 1966, pelo Serviço Social da Indústria, tendo como regente o professor e maestro Manuel Alves de França e passou a ser um Patrimônio do Município de Marechal Deodoro. Compreendendo o valor cultural que a banda representava para a cultura da região e sua contribuição valiosa para a formação e desenvolvimento dos jovens da região, contando, também, com a ajuda do Maestro Tarciso Pereira, dos pais dos alunos e alguns voluntários, fundaram, então, a Sociedade Musical Prof. Manuel Alves de França em 24 de Julho de 2002.

Essa atitude muito tem ajudado os jovens na sua formação cultural, lhes proporcionando ao mesmo tempo uma profissão agradável que vem se expandido, cada vez mais na sociedade. Alguns participantes da banda ainda são adolescentes, mas executam suas tarefas com amor, com entusiasmo, aprendendo algo tão maravilhoso e espiritual como é a música, em vez de estar pelas ruas cometendo desatinos que só os encaminhariam para o mal.

O maestro Tarciso Pereira nasceu em Penalva, MA, onde iniciou seus estudos de Música. Foi Regente de Bandas do Exército Brasileiro, tendo se formado em Realengo, no Rio de Janeiro. Tem um vasto currículo em sua carreira musical.

Foi, como sempre, uma agradável manhã a que passamos neste domingo, como tantas outras que Selma, o Ihgal e a Secretária de Cultura nos têm proporcionado. Deliciamo-nos com um repertório cuidadosamente selecionado, do qual fizeram parte agradáveis peças de vários países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário