Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

UM TEXTO DE PAULO RAMALHO -MENINOS DA AVENIDA

COPA DE 2014 por Paulo Ramalho



Apesar de ter sido muito gordo quando da minha infância e juventude, era metido a jogar futebol.

Morando na Avenida da Paz, onde nasci, brincávamos de tudo, mas a principal atividade era o futebol que jogávamos com mais freqüência na praia.

Tínhamos um time de futebol o Atlântico Futebol Clube, cuja sede era na garagem de nossa casa, que ficava por trás, na rua Dr. Silvério Jorge.

Quando dos meus dezesseis anos de idade, um médico amigo da família apavorou tanto minha mãe, com relação a minha gordura, que ela resolveu me mandar a São Paulo, pois o meu irmão, o terceiro na ordem decrescente, era Capitão do Exercito, e Ajudante de Ordem do General comandante do Segundo Exercito, em São Paulo.

Eu sou o décimo e penúltimo.

Durante trinta dias fiz uma série de exames coordenados pelo professor titular da Cadeira de Endocrinologia da Universidade de São Paulo, que concluiu que eu não tinha nenhum distúrbio glandular e sim excesso de gordura, que seria corrigido com um regime alimentar e exercício. 

Minha cunhada me colocou logo num regime alimentar, assim é que cheguei a Maceió bem menos gordo.

Tanto é que numa festividade que houve no Colégio Diocesano, onde estudava, fui convocado a participar da seleção de futebol do curso ginasial que ia enfrentar a seleção do curso colegial, com direito a torcida feminina das alunas do Colégio Santíssimo Sacramento.
As fotografias a seguir são uma as duas seleções juntas e a outra a seleção do curso ginasial.

 
Outra atividade que praticávamos na Avenida era o jogo de botão, então cada um tinha que ter seu time de futebol, eu escolhi o Vasco da Gama.
Nunca fui fanático como meu amigo irmão Carlito que ainda hoje é Fluminense doente, e por mais de uma vez me mandou tomar...., a relativamente pouco tempo, porque gozei com seu Fluminense.

Mas copa é copa, assisto a todos os jogos da Seleção Brasileira.

Mas a tal de FIFA que penalizou o jogador Uruguaio pela dentada no ombro do adversário, não penalizou o jogador Colombiano pela brutal e intencional joelhada nas costas de seu adversário na frente do Juiz, que não deu cartão vermelho, nem ao menos advertiu. Não deveria esse Juiz também ser advertido?


Portanto houve dois pesos e duas medidas, passando FIFA significar o que segue:

Foi
Imparcial
Fomentado
Agressão em campo.

                         PAULO RAMALHO 
                         Pramalho.castro@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário