Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Começa a trégua de 3 dias na Faixa de Gaza - G1


Começou às 8h desta terça-feira (5) - 2h em Brasília - a trégua de três dias proposta pelo Egito e aceita por Israel e facções palestinas, incluindo o Hamas, na Faixa de Gaza.
"As forças de defesa de Israel serão redistribuídas em posições defensivas fora da Faixa de Gaza. Vamos manter essas posições defensivas", disse o tenente-coronel e porta-voz do Exército Peter Lerner.
Isarael e o Hamas aceitaram na segunda-feira (4) a proposta do Egito de trégua de pelo menos três dias.
O Egito também convidou Israel e os palestinos a comparecerem a negociações de alto escalão no Cairo, com o objetivo de obter um acordo de longo prazo para encerrar a guerra, que já deixou quase 2 mil mortos.
“Esperamos que isso garanta um cessar-fogo permanente e restabeleça a estabilidade”, declarou o Ministério das Relações Exteriores egípcio em um comunicado.
Autoridades de Gaza disseram que 1.834 palestinos, a maioria civis, foram mortos no conflito. Israel confirmou que 64 de seus soldados morreram em combate, e os bombardeios palestinos mataram três civis em Israel.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, celebrou a trégua de 72 horasacatada por Israel e pelo movimento radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza, e pediu as duas partes que iniciem negociações para acabar com o conflito.
Em um comunicado, Ban solicitou "o início, o mais cedo possível, de negociações no Cairo para se alcançar uma trégua durável e tratar dos problemas que estão na origem" do conflito. "As Nações Unidas estão prontas para dar seu pleno apoio a estes esforços", destacou o secretário-geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário