O ex-presidente Lula provocou grande mal-estar no governo e no PT ao declarar, em entrevista à TV portuguesa RTP que os mensaleiros cumprindo pena no presídio da Papuda não são da sua “confiança”. Até porque não é verdade: um dos presos, José Dirceu, por exemplo, exerceu em seu governo o cargo de maior confiança de presidente da República: ministro-chefe da Casa Civil, espécie de “primeiro-ministro”.
Um dos mais afetados pela declaração de Lula, segundo fontes do PT, foi o ex-deputado José Genoino, velho amigo do ex-presidente.
Outros velhos amigos, que estão presos e não entregaram o líder, como Delúbio Soares, sentiram-se ofendidos com a afirmação de Lula.
Ao renegar os amigos mensaleiros, Lula dá razão aos que o comparam a Macunaíma, o “herói sem caráter” da obra de Mário de Andrade.
* * *
Que Lula é um “herói sem caráter” só mesmo os ceguinhos zisquerdistas deztepaiz é que não percebem.
Segundo Marilena Chaui, sempre que Lula fala “o mundo se enche de luz“. Com esta entrevista à TV lusitana, desta vez ele conseguiu encher o mundo de bosta.
Me lembrei de Mané Maximino, um veinho brabo que só gôta serena, que era secretário do Sindicato Rural de Palmares, nos anos 60, cumunista roxo, revulucionário e discursador que só a porra.
Quando tava cum raiva de algum direitista, ele começava o xingamento:
“Venal, bandido, canalha, sabujo, reacionário, safado, vendido, retrógrado, anti povo, miserável, explorador…..”
E ia desfiando uma coleção de adjetivos que parecia não ter fim, enquanto babava pelo canto da boca, possesso, tomado de um ódio tão fundo que deixava seu fucinho vermêio que a só a bandeira do partido.
Eu me lembrei do rosário de xingamentos de Mané Maximino quando ouvi a entrevista de Lula, codinome Traíra Descarado, na televisão portuguesa.
Se Mané Maximino fosse vivo, saudaria Lula como nos anos 60, acrescentando “traidor” a lista de impropérios:
“Esse Lula é um traidor, venal, bandido, canalha, sabujo, reacionário, safado, vendido, retrógrado, anti povo, miserável, explorador…..”
Nenhum comentário:
Postar um comentário