Páginas

sábado, 22 de março de 2014

UM TEXTO DE ALBERTO ROSTAND

NOVAS IDEIAS
Alberto Rostand Lanverly


Membro das Academias Maceioense e Alagoana de Letras e do IHGAL
Aprendi a cultuar os pensamentos pioneiros, por acreditar que eles podem representar a diferença entre a busca do triunfo e a acomodação ao fracasso.
Certamente por isto, ao longo de minha permanência como docente dos cursos do Centro de Tecnologia da UFAL, sempre valorizei cada um de meus alunos, apesar da pouca idade que possuíam, considerando que aquele contato temporal fortaleceria minha necessária revitalização da mente, adequando-a à velocidade das transformações por que passam as coisas do mundo. Investi no aprendizado obtido através da convivência com eles, sem descuidar da aproximação com pessoas exuberantes que enobrecem o saber no Estado de Alagoas.
Dias atrás, tive oportunidade de, pela manhã, conversar com alguns concluintes de Engenharia Civil, todos cheios de sonhos, esperanças e, acima de tudo, confiantes no futuro que os aguarda. Logo depois, à noite, no Espaço Pierre Chalita, vi-me dialogando com dezenas de personalidades das letras e das artes da Terra dos Marechais. Entre elas, Solange Lages, uma das “deusas da cultura” em nosso estado, que do alto de sua experiência de vida, sorri da chuva, abraça o vento, corre pelo mundo, transpira energia, escreve detalhes e declama alegria. Foi justamente naquele dia que me conscientizei do quanto as boas e novas  ideias não têm tempo nem idade porque não envelhecem. Podem até ser recauchutadas, mas, nunca, enterradas.
Através dos tempos, os vitoriosos sabem que a grande viagem do desbravamento não consiste em procurar paisagens diferentes, mas em estar preparado para olhar o mundo com outros olhos. Animado deste espírito, vejo chegarem ao Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas cinco novos Imortais cada um trazendo suas peculiaridades, qualidades e virtudes que enaltecerão o Solar da Rua do Sol, casa eterna de inúmeras celebridades alagoanas.
Carlito Lima, o Capitão adorado de todos, Escritor de mão cheia, Duque de Jaraguá, Rei da alegria e da sacanagem; Marcos Davi, Articulista sem igual, Pai do Pinto da Madrugada, Imperador da Santa Casa e da intelectualidade; Enio Lins, cujos admiradores estão carecas de saber o quanto seus traços substituem as letras e suas caricaturas possuem almas que retratam, com perfeição, os acontecimentos de Alagoas; Fernando Maciel, Jurista que, como ninguém, consegue, através dos textos, dar vida à arte e, finalmente, Radjalma Cavalcante, personalidade que sempre enalteceu, por onde passou, os postos ocupados.
Aplausos aos recém eleitos. Eles ocuparão diferentes cadeiras do IHGAL, dando a seus membros mais antigos oportunidade de comprovar o quanto é importante a diversificação, pois, assim como o paladar distingue sabores, a alma exige uma gama de impressões sempre embasadas em novos conceitos, uma vez que a vida é variedade. Se a degustação pede novos quitutes para saciar-se, assim o intelecto busca outras ideias para atualizar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário