Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

JB NA HISTÓRIA

19 de novembro de 1969 – Pelé marca seu milésimo gol



Na presença de um público impaciente e nervoso, Pelé marcou, no Maracanã, seu milésimo gol, após o qual caiu nas redes chorando, beijou a bola e fez um apelo “a todo mundo” para ajudar mais as crianças pobres e desamparadas.



– Pelo amor de Deus, minha gente. Agora que todos estão ouvindo, faço um apelo especial a todos: ajudem as crianças pobres, ajudem os desamparados. É o único apelo nesta hora muito especial para mim – disse Pelé na presença de dezenas de jornalistas, em uma das cenas mais emocionantes já presenciadas no Maracanã.

O jogo contra o Vasco em si – vencido pelo Santos de Pelé por 2 a 1 – não foi dos mais destacados pela parte técnica, embora tenha valido pelo espírito de luta dos dois times, principalmente do quadro carioca, que chegou a abrir o marcador ainda no primeiro tempo. O Santos empatou com um gol contra de René e chegou à vitória com o gol de número mil de Pelé, aos 34 minutos do segundo tempo, depois que o atacante sofreu um pênalti.



Após a conquista do gol, Pelé deu a volta olímpica no estádio com uma camisa do Vasco que tinha o número 1.000 nas costas. Em nenhum momento o atacante santista desfez-se da bola – a qual era beijada constantemente – e da camisa número 10, que foram presenteadas à sua mulher, Rose, e sua filha Kely Cristina.

O goleiro Andrada chorou de tristeza ao sofrer o milésimo gol de Pelé e só parou quando foi consolado pelo zagueiro Ramos Delgado, seu compatriota, que chorando de emoção lhe falou:

- Não foi nada, amigo. O gol foi de pênaulti e você não tem culpa de nada.

No vestiário, muito abatido, Andrada pôde conversar com Pelé através de um rádio e foi enfático com o jogador do Santos:

- Você merece muito mais de mil gols, Pelé. Entretanto, lamento que tenha sido eu o goleiro mil. Confesso que não queria de jeito algum que você fizesse esse gol em mim – disse o goleiro.

Pelé, em seu vestiário, agradeceu a Andrada e se desculpou com o goleiro.

- Uma das coisas que gostei foi que você fez tudo para evitar o milésimo gol, o que o valorizou. Muito Obrigado.



A renda da partida – um jogo sem importância na classificação – foi de NCr$253.275,25 e a maioria dos espectadores abandonou o estádio após a marcação do histórico gol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário