Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

JB NA HISTÓRIA


2 de outubro de 1992 – Collor sai, Itamar assume a Presidência



O vice-presidente Itamar Franco assumiu a Presidência da República, após o afastamento de Fernando Collor de Melo, em julgamento por participação em esquema de desvio de verba pública e enriquecimento ilícito. A população respirava aliviada. Finalmente via-se o sucesso de um grande movimento social para derrubar o Chefe de Governo de Estado. Ao assumir o posto de Chefe de Estado, Itamar afirmou que iria ficar atento ao “Congresso Nacional e às reivindicações das ruas”.

A antecipação da posse foi decidida em uma reunião em que Itamar foi pressionado pelos presidentes do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Itamar queria mais tempo para definir completamente o seu Ministério, mas foi dissuadido disso. Nesse dia, ele ainda não tinha definido quem seria o seu Ministro da Fazenda.

“Quem estiver pensando que vai me pressionar sobre esse ou aquele cargo está enganado”, afirmou à entrada de seu gabinete, no subsolo do Palácio do Planalto. “Vou dizer uma coisa definitiva: quem define o Ministério é o Presidente da República”.

Collor recebeu a notícia sobre seu afastamento num comunicado enviado pelo Senado, na manhã daquele dia. Despediu-se do povo em uma carta de 25 linhas, desmentindo que estivesse negociando uma renúncia em troca de anistia e declarou que aguardava “no sofrimento que a verdade prevaleça”. E prevaleceu.


Em dezembro de 1992, Collor renunciou ao mandato na tentativa de evitar ter seus direitos políticos cassados. A medida, no entanto, não funcionou. Collor foi cassado e impedido de concorrer a cargos do Executivo durante oito anos. Em 2006, no entanto, Fernando Collor de Melo retomou suas atividades políticas ao se eleger Senador. Neste domingo, o único Presidente brasileiro que foi impedido de governar em virtude de ilegalidades morais e financeiras durante o seu mandato, concorre ao Governo do estado de Alagoas, pelo PTB, com grandes chances de vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário