Escritores convidados do Brasil
ANTONIO JURACI SIQUEIRA nasceu em 28 de Outubro de 1948 em Cajary, município de Afuá no Pará, onde, ainda menino, descobriu a literatura através dos folhetos de cordel. Aos 16 anos mudou-se para Macapá, onde casou-se, prestou serviço militar e concluiu os estudos de segundo grau. Em 1976 mudou-se para Belém graduando-se em Filosofia em 1983 pela UFPa. Pertence a várias entidades lítero-culturais, entre estas a União Brasileira de Trovadores, a Malta de Poetas Folhas & Ervas, a Academia Brasileira de Trova e o Centro Paraense de Estudos do Folclore.
BÁRBARA DAMAS é especialista em docência do ensino superior, mestranda do Instituto de Ciências da Arte da UFPA com linha de pesquisa em Processo Criativo e Atuação em Arte. É artista plástica e ilustradora de crônicas e livros infantis tendo como trabalho de maior relevância a exposição "Lacunas: Um mundo entre pontes" (2007) e a ilustração do livro "Macapá, a capital do meio do mundo". Atualmente realiza projeto autoral em livros artesanais, palestras e oficinas sobre processo de criação. Seus trabalhos podem ser visualizados pelo blog: www.bdamas.blogspot.com.br. Ilustradora da obra Macapá, capital do meio do mundo (Coleções Capitais), pela CORTEZ
CARLITO LIMA ex-capitão do Exército, ex-prefeito, engenheiro, ambientalista, descobriu seu talento de escritor só aos 62 anos quando em 2002, por insistência de amigos, foi editado seu primeiro livro de memórias. Testemunho sóbrio, meticuloso, forte, sincero, humano e bem humorado: "CONFISSÕES DE UM CAPITÃO". Destemido depoimento de um oficial do Exército com enfoque especial sobre o golpe de 1964. Carlito Lima servia na 2ª Cia de Guardas no Recife, teve convivência com presos políticos como Arraes, Julião, Paulo Freire, Pelópidas Silveira, Gregório Bezerra entre outros. A revista paulista CULT, colocou o livro entre os 14 melhores livros na bibliografia sobre o golpe militar de 1964. Foi sucesso em todo o Brasil após entrevista do autora no programa do Jô Soares. É Secretário de Cultura de Marechal Deodoro – Alagoas e curador da FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro. EMAIL: carlitoplima@gmail.com. BLOG: www.carlitolimablog.blogspot.com
OLGA YAMASHIRO é formada em Artes Plásticas pela UNESP. Participou de exposições de artes em São Paulo, destacando-se a de cerâmica realizada no Centro Cultural FIESP. Foi assessora cultural do Instituto Itaú Cultural em São Paulo e em 2005 passou a morar em Paraty, tendo trabalhado em ateliês de pintura e cerâmica. Ministrou oficina de origami em uma escola municipal e com os alunos participou de exposição na Casa da Cultura de Paraty.
OVÍDIO POLI JR organiza atualmente a programação literária da OFF FLIP (evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty) e idealizou o Prêmio OFF FLIP de Literatura. É escritor e ministra oficinas de criação literária. É graduado em Filosofia (USP), mestre em Educação (USP) e doutor em Literatura Brasileira (USP). Foi um dos finalistas do Prêmio Guimarães Rosa/RFI (Paris - 1997). Vem recebendo destaque em importantes concursos e prêmios literários brasileiros: Paranavaí (2002), Paulo Leminski (2002/2005), Luiz Vilela (2005), FLIPORTO (2005), Unicamp 40 anos (2006) e Newton Sampaio (2006). Nascido em Campinas (SP), residiu na capital paulista e em 2005 passou a morar em Paraty (RJ). Publicou a narrativa satírica "O caso do cavalo probo", o livro de contos "Sobre homens & bestas" e, para crianças, "A rebelião dos peixes" (ilustrado pelos seus filhos). Participou como autor convidado da FLIPORTO - Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (PE), do Fórum das Letras de Ouro Preto (MG) e da FLIMAR - Festa Literária Internacional de Marechal Deodoro (AL). É um dos escritores que farão parte da programação da Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC), evento que acontecerá em junho de 2012 e no qual será mediador em várias mesas de debate.
ILAN BRENMAN fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defendem uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do "politicamente correto" e com muito respeito à inteligência e a sensibilidade da criança e do jovem leitor. Seu trabalho acadêmico foi publicado pela editora Aletria em m aio de 2012.( Através da vidraça da escola e A condenação de Emilia ).
IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO nasceu em Araraquara, SP, em 1936. Jornalista e escritor, hoje se diz mais escritor que jornalista. Escreveu 37 livros entre romances, contos, crônicas, viagens, infantis e uma peça teatral (A Ultima Viagem de Borges). Entre seus livros mais conhecidos está o emblemático ZERO, o primeiro romance que, nos anos 70, revelou os bastidores da ditadura militar. Claro, foi proibido. Liberado três anos depois, ainda hoje é adotado em escolas e faculdades. Além deste, temos NÃO VERÁS PAÍS NENHUM, uma utopia sobre um Brasil sem árvores, sem água, o Amazonas transformado em deserto, e o calor matando as pessoas. Publicado nos anos 80 tornou-se a realidade atual e já vendeu um milhão de exemplares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário