Páginas

domingo, 1 de abril de 2012

Riacho Velho, o paraíso escondido se revela - GAZETA DE ALAGOAS



Lindo e ignorado, Riacho Velho é um paraíso escondido num velho canal da Lagoa Manguaba. Quando o grupo peregrino chegou à comunidade quilombola pela primeira vez, ficou surpreso e causou espanto. “Eles não estavam acostumados a receber ninguém e tinham medo da gente. A Secretaria de Turismo de Marechal Deodoro não sabia que eles existiam”, conta Vera Lúcia.

Os peregrinos consideram Riacho Velho a segunda comunidade mais pobre do caminho lagunar. Por isso mesmo, escolheram-na como o local para a instalação do albergue-sede, numa casa alugada pelo período de dez anos. Só havia um barzinho muito pequeno, mas o proprietário investiu para oferecer a refeição para os 40 visitantes.

Segundo Vera, a comunidade começou a se mobilizar para receber os peregrinos, organizava bingos para investir na infra-estrutura. Outros visitantes começaram a chegar, “o local foi ficando mais conhecido, a prefeitura se interessou em melhorá-lo, fizeram uma pracinha e um calçamento, ficou tudo mais bonito”. 

A presidente da associação lembra que Riacho Velho tinha um pastoril de crianças praticamente desativado. “Hoje, eu considero este o melhor, o mais lindo pastoril de Alagoas. É muito pobre, mas a dona Bertolina (organizadora do folguedo) se dedica com empenho. É uma animação grande das crianças e os mais velhos se emocionam. A cada apresentação, eles arrecadam cerca de 400, 460 reais com os caminhantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário