Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

JB NA HISTÓRIA - 16 DE SETEMBRO


Vida longa à Dona Canô, lição secular de calma e sabedoria



O Recôncavo Baiano está em festa. Dona Canô completa 104 anos! E Santo Amaro da Purificação preparou uma programação especial para celebrar o aniversário da moradora mais antiga da Cidade, com direito a café da manhã, missa na Igreja e muita festa.

Filha ilustre da histórica cidade baiana Santo Amaro da Purificação, Claudionor Viana Teles Velloso nasceu no dia 16 de setembro de 1907. Criada por sua mãe, sem a presença da figura paterna, talvez tenha sido esta a fonte inspiradora máxima da construção de Dona Canô. Na escola, menina prendada, aprendeu a costurar, falar francês e tocar piano.

Em 1931, casou-se com o agente de Correios José Telles Velloso, o Seu Zeca, com que construiu uma grande família com oito filhos: Roberto, Rodrigo, Mabel, Clara Maria, Irene, Caetano, Maria Bethania e Nicinha; criados, como ela constuma observar, num ambiente de união, aproximação.



Dona Canô é uma mulher de hábitos simples. Um deles que pratica com prazer é a culinária. Dizem que todos os dias, lá pelo meio da manhã, o cheiro de sua comida, gostosa e suculenta, invade os cômodas da casa branca de janelas azuis, se espalhando pela vizinhança, assanhando os estômagos mais afoitos em Santo Amaro da Purificação.

Festeira, também é presença certa nos eventos de sua cidade - como a tradicional Lavagem da Purificação que acontece todo mês de fevereiro. Mesmo reservada aos limites da pacata cidadezinha encravada no Recôncavo baiano - de onde aliás, saiu poucas vezes durante toda a vida, Dona Canô sempre participa da vida pública do país, dona de sabedoria que a acompanha lúcida, até hoje. Ano passado não abriu mão de seu direito ao voto e foi às urnas para ajudar a eleger a Presidente Dilma.

Este ano, Dona Canô esteve internada por duas vezes. Mas a saúde prevaleceu!

Um exemplo de mulher brasileira! Vida longa à Dona Canô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário