Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JB NA HISTÓRIA 2 SETEMBRO


2 de setembro de 1969 - Morre o Presidente norte-vietnamita Ho Chi Ming


Morre Ho Chi Ming. Jornal do Brasil: 4 de setembro de 1969.


O presidente norte-vietnamita Ho Chi Ming, 79 anos, morreu em consequência de um súbito ataque cardíaco. Morreu antes de ver o seu país unificado, o que só ocorreu em 1975.

Magro e de porte pequeno, o líder revolucionário vietnamita Nguyen Tat Thanh, que adotou o codinome de Ho Chi Ming (o que leva a luz), nasceu no Norte de Anna, na antiga Indochina Francesa, hoje Vietnam. Recebeu educação ocidental, fruto da colonização francesa. Aos 19 anos, depois de ter a família encarcerada por motivos políticos, virou marinheiro e lançou-se ao mundo. Tendo viajado muito, aprendeu francês, russo, japonês e chinês. Ao fim da I Guerra Mundial, chegou à Marselha, com o nome falso de Nguyen Ai Quoc (patriota) e tronou-se restaurador fotográfico em Paris. Convertido ao comunismo, viajou para Moscou, onde foi preparado numa escola de líderes revolucionários. Depois de um período de idas e vindas, fundou, em 1941, o Viet-Minh e, quatro anos depois, o Partido Comunista de seu país. Com o fim da II Guerra, liderou o movimento de libertação do Vietnam do jugo francês e, com a saída definitiva da França em 1954, após a batalha de Dien Bien Phu, enfrentou os EUA, no maior conflito que sucedeu a Guerra Fria. 

2 de setembro de 1988 - É aprovada a nova Constituição brasileira

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja o nosso grito. Mudar para vencer. Muda Brasil". Ulysses Guimarães

Jornal do Brasil: 02 de setembro de1988
Depois de 578 dias de trabalho, incontáveis debates em subcomissões, comissões temáticas, Comissão de Sistematização e plenário, o estudo de 39 mil emendas e dois turnos de votação, a Constituinte encerrou nos primeiro minutos daquela sexta-feira a sua tarefa. Foi aprovada a nova Constituição brasileira. Na sessão de encerramento, o deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, discursou destacando o seu caráter de Constituição Cidadã, e enfatisando a importância da participação popular em sua elaboração.

Entre suas principais definições, manteve o governo presidencial, garantindo que fossem eleitos pelo povo, por voto direto e secreto, o Presidente da República, os Governadores dos Estados, os Prefeitos Municipais e os representantes do poder legislativo. Instituiu o voto facultativo para cidadãos com 16 ou 17 anos. Redefiniu a divisão administrativa do país que, com a criação do estado de Tocantins, passou a ter 26 estados federados e um distrito federal. Proibiu a comercialização de sangue e seus derivados. Aboliu a censura nos rádios, TV, teatros, jornais, etc.

Sua promulgação foi no dia 5 de outubro, e vigora até hoje.

Para saber mais da Constituição, veja aqui!

Outras efemérides de 2 de setembro:
1961 - Instituído o regime parlamentarista no Brasil
1976 – Morre Fritz Lang
1980 - Morre o jornalista Samuel Wainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário