Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A MARCHA DAS VAGABUNDAS - (JB)

Nas últimas semanas, a cidade de São Paulo foi palco das mais diversas marchas. Manifestações a favor da liberdade, da maconha e até a favor do metrô no bairro de Higienópolis tomaram forma inicialmente na internet e levaram milhares de pessoas para as ruas. No próximo sábado, é a vez da Slut Walk, ou, em um português direto, Marcha das Vagabundas.
Assim como o "Churrasco da Gente Diferenciada", e tantas outras, o evento foi criado no Facebook. Está marcado para começar às 14h, na Praça do Ciclista, na Av. Paulista. Até a tarde desta quarta-feira, 4.630 pessoas já haviam confirmado presença.
O evento surgiu no Canadá como protesto contra a propagação do "estereótipo de vagabunda". Diante de um caso de estupro, um representante da Polícia de Toronto teria dito que as mulheres deveriam evitar se vestir como "slut" (vagabunda), para não serem vítimas de crimes sexuais. Foi o bastante para que as mulheres criassem a manifestação. "Mas não é culpa dos nossos vestidos, salto alto, regatas, saias e afins que todos os dias mulheres são desrespeitadas e agredidas sexualmente, isso é culpa do machismo ainda muito presente na nossa sociedade", explica o convite do evento no Facebook.
A Slut Walk canadense aconteceu em abril e, em pouco tempo, o movimento tomou o mundo. Há marchas programadas em cidades como Chicago, Amsterdam, Copenhagem, Londres, Sidney e Dublin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário