29 de janeiro de 1905 - A morte de José do Patrocínio
"O jornalista que a morte acaba de roubar a uma vida, agora ingrata e difícil que na Imprensa brasileira ocupou a primeira fila entre os combatentes de mais vulto, de mais larga fama, tem na História Pátria lugar reservado para o seu nome que a vitória da causa abolicionista aureolou da mais justa glória". Jornal do Brasil
José do Patrocínio, 51 anos, morreu no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose. Logo que a triste notícia percorreu pela Cidade, muitos amigos foram à sua casa, prestar-lhe uma última homenagem.
José Carlos do Patrocínio nasceu em 1853 na cidade de Campos, no interior fluminense, filho de uma escrava e um cônego. Embora criado livre numa fazenda, conviveu com as atrocidades impostas aos escravos da região. Na adolescência, transferiu-se para a capital, para dedicar-se aos estudos do curso de Farmácia. Mas, fortalecido pelas memórias de sua infância, logo seus ideais abolicionistas e republicanos projetariam a promissora trajetória no jornalismo. O passo inicial foi a publicação de um poema no jornal A República em 1871.
Nenhum comentário:
Postar um comentário