Seminário “Bandas de Música – Profissão: músico, da formação ao mercado de trabalho” acontece de 15 a 19 de dezembro, no Espaço Cultural – Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, no Centro Histórico, em Marechal Deodoro numa realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Fundação Nacional de Artes(FUNARTE) sob a coordenação do Movimento Pró-Bandas das Lagoas e Mares do Sul - MPB e da prefeitura de Marechal Deodoro. O evento integra as ações do projeto de Capacitação de Artista, Técnicos e Produtores de Arte e Cultura, desenvolvido pela superintendência de Formação e Difusão Cultural da Secult, e tem o objetivo debater e atualizar os músicos, instrumentistas, maestros, técnicos e produtores do segmento de bandas de música alagoanos. Visando a atual produção local e fazendo uma reflexão gestão de políticas públicas que contemplem os diversos segmentos musicais com vistas ao mercado de trabalho, sustentabilidade e valorização da profissão.
O Seminário será realizado em quatro dias, com uma programação de conferências, debates, exposições e apresentações artísticas. A abertura aconteceu ontem (15) às 18hs30 com apresentação da Filarmônica Santa Cecília e na sequencia a palestra com o tema Os desafios da sobrevivência das bandas de música, ministrada pelo trompetista, Chiquinho Oliveira, integrante do Sexteto, do programa Jô Soares, da TV Globo, e posteriormente, com um debate acerca das carências e demandas das bandas de música.
Na continuidade, segue o ciclo de oficinas, conferências e debates que serão desenvolvidos até o dia 19 de dezembro, com a duração de quatro horas por turno, as palestras têm início das 14hs às 18hs e das 18hs às 22h.
E as oficinas Técnicas para a improvisação musical, Manutenção de instrumentos e Arranjos para regentes de bandas de música ocorrerão pela manhã, das 8hs e 12hs, na sede das bandas Filarmônica Santa Cecília e Carlos Gomes e no IFAL, em Marechal Deodoro. As atividades artísticas e culturais serão abertas ao público em geral. Sobre as inscrições e mais informações pelos telefones 9607 6336, 8804 0393 e 99445955.

Nenhum comentário:
Postar um comentário