quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPA ARGENTINO


O novo Papa foi eleito nesta quarta-feira. O fumo branco saiu às 18h06 da chaminé da Capela Sistina, indicando que um nome recolheu os votos de dois terços dos cardeais. Uma hora depois, Francisco I falou pela primeira vez como Papa.
Opõe-se ao aborto e à eutanásia, mantém a posição da igreja relativamente à homossexualidade e condenou fortemente a legislação para permitir o casamento gay na Argentina, introduzida em 2010, mas sublinha a importância de respeitar as escolhas individuais.
Jorge Mario Bergoglio é um teólogo conservador que se distanciou do movimento da Teologia da Libertação da América Latina. Em 2004, um advogado e activista dos direitos humanos apresentou uma queixa contra o cardeal – sem apresentar provas - acusando-o de ter conspirado com a junta militar em 1976 para permitir o rapto de dois padres jesuítas a quem ele, como superior da Sociedade de Jesus da Argentina, tinha ordenado que deixassem de fazer o seu trabalho pastoral, por entrar em conflito com a ditadura militar. Um porta-voz do Bergoglio negou as acusações.


O novo Papa Francisco desempenhou vários cargos administrativos na Cúria, enquanto cardeal, mas não estava entre os favoritos por causa da sua idade (76 anos). Diz-se que no conclave de 2005 foi um rival de Ratzinger na votação.
Além de ser o primeiro Papa sul-americano, Francisco I é também o primeiro jesuíta a chegar a Sumo Pontífice.
A primeira oração de Francisco I foi em homenagem a Bento XVI. O novo Papa apelou à fraternidade na Igreja. Falou em italiano e despediu-se dizendo que vai rezar à virgem Maria amanhã e desejando boa noite e bom repouso a todos.
O novo Papa fez um discurso bem-humorado, dizendo que os cardeais tanto escolheram que o foram buscar ao outro lado do mundo.
Francisco I já fala aos peregrinos: "Rezem por mim para que seja abençoado"
Bergoglio nasceu em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, filho de um ferroviário. Tornou-se padre em 1969 e era arcebispo de Buenos Aires.
O novo Papa tem 76 anos e será o primeiro sul-americano a sentar-se na cadeira de Pedro.
Jorge Maria Bergoglio, ordenado cardeal em 2001 por João Paulo II, é jesuíta.
O novo Papa é o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que adoptará o nome de Francisco I.
Às 19h05, as luzes acendem-se por detrás da janela do balcão central da basílica de São Pedro. Na praça voltou a gritar-se com mais entusiasmo “Viva o Papa!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário