Cientistas da agência especial americana (Nasa) descobriram que um planeta "vizinho" chamado 55 Cancri, localizado na constelação de Câncer, a 41 anos-luz da Terra, tem uma superfície provavelmente coberta por grafite e diamante. Abaixo dessas camadas, há minerais como silício e um núcleo de ferro fundido.
O estudo foi feito pelo pesquisador Nikku Madhusudhan e colegas da Universidade Yale, nos EUA, e será publicado na revista científica "Astrophysical Journal".
Na concepção artística abaixo, essa "superterra" rochosa aparece em azul orbitando seu sol, a estrela à esquerda. O planeta é duas vezes maior e oito vezes mais maciço que a Terra, e está mais perto de seu astro principal do que Mercúrio está do Sol. Por essa razão, a órbita completa ao redor da estrela dura apenas 18 horas – enquanto por aqui leva 365 dias, ou um ano. Ao todo, o sistema tem cinco planetas.
Os cientistas acreditam que o 55 Cancri tem um núcleo coberto por uma camada de água, que, por causa das temperaturas extremas, está constantemente em forma de um vapor espesso. A temperatura no lado voltado para o sol do planeta está estimada em mais de 1.700 graus Celsius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário