quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Movimento grevista perde força no Rio -JB



Estava marcada para hoje(21) uma manifestação de servidores públicos federais na Candelária, às 10h. A movimentação, no entanto, foi minúscula, e os trabalhadores nem saíram em passeata pela Avenida Rio Branco, como originalmente estava planejado. É um claro sinal de enfraquecimento do movimento grevista.
Se a manifestação realizada no dia 9 de agosto reuniu mais de 3000 pessoas e parou o trânsito no centro da cidade, o clima do ato realizado hoje foi bem menos empolgante. Era nítida a frustração dos dirigentes do sindicato organizador da manifestação. Após uma hora e meia de espera por mais categorias de servidores, a passeata pela Rio Branco foi cancelada.
1 / 13
Entre os motivos alegados pela representação sindical para o baixo quórum, estava o grande número de assembleias de trabalhadores marcadas para hoje(21), que acabaram desfalcando o ato na Candelária. Entre as categorias, uma ausência sentida foi a das  instituições federais de ensino.
Havia uma informação importante questão levantada pelos manifestantes: o Ministério do Planejamento cortou o ponto de todos os dias não trabalhados em agosto pelos grevistas, como ficou estabelecido no site do ministério, ao qual todos os servidores tiveram acesso na madrugada do dia 21.
" Isso com certeza amedrontou muita gente. Muitos devem ter ficado desesperados para não perder o emprego", contou Leonardo Martins, servidor do Arquivo Nacional, a entidade com mais trabalhadores presentes na Candelária, com cerca de 70 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário