M PROTESTO DOLORIDO
De olho em novos negócios e nos consumidores do mercado chinês, empresários brasileiros seguem para a China para acompanhar a visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao país, de 12 a 15 deste mês. A missão comercial, organizada pela Confederação Nacional da Indústria e Ministério das Relações Exteriores, reunirá cerca de 300 pessoas, com representantes de mais de 150 empresas.
A visita oficial terá ainda o reforço de outras duas delegações de empresários: uma organizada pela Câmara de Comércio Americana, e outra formada pela Câmara de Comércio Brasil-China. O interesse de ambas é identificar novas oportunidades de negócios e ampliar a atuação no mercado chinês. Parte dos empresários irá também à Canton Fair, considerada a maior feira multissetorial do mundo, que começa no dia 15.
Os empresários querem expandir ainda mais o fluxo de comércio, que tem crescido 47,5% em média ao ano e aumentou de US$ 9 bilhões, em 2004, para US$ 56 bilhões, no ano passado. Em decorrência desse crescimento, a China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil e um dos maiores responsáveis pela entrada de investimento estrangeiro direto no país.
* * *
Amanhã, dia 12, data do início oficial da visita, os comunistas brasileiros planejam um ato público de protesto na Cinelândia, Rio de Janeiro, com a presença de militantes encarnados do país inteiro, inclusive uma delegação pernambucana com 2 pessoas.
A manifestação será para condenar o comunismo-capitalista praticado na China. Serão exibidas faixas com os lemas “Abaixo o Imperialismo“, “O Mundo Marcha para o Comunismo” e “Morte aos Cães Burgueses Capitalistas“
Os militantes protestarão enfiando o dedo no furico e tentando rasgá-lo até as proximidades do umbigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário