sábado, 16 de maio de 2015

Tsarnaev é condenado à morte por atentados na maratona de Boston - G1


  •  
Ilustração feita no tribunal, que não permitia fotos, mostra Dzhokhar Tsarnaev no momento em que era lida  a sentença de pena de morte por injeção (Foto: Jane Flavell Collins/AP)Ilustração feita no tribunal, que não permitia fotos,
mostra Dzhokhar Tsarnaev no momento em que era
lida a sentença de pena de morte por injeção
(Foto: Jane Flavell Collins/AP)
Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, foi condenado à morte com injeção letal na tarde desta sexta-feira (15) por sua participação nos atentados terroristas na maratona de Boston.
A condenação do jovem muçulmano de origem chechena foi lida após 14 horas de deliberações, nas quais o júri considerou que Tsarnaev merecia a pena de morte em seis das 17 acusações passíveis dessa pena.
Em 8 de abril, o mesmo júri de 12 pessoas havia considerado Tsarnaev culpado das 30 acusações atribuídas a ele no pior ataque em solo americano desde 11 de setembro de 2001.
A pena de morte só pode ser aplicada porque a decisão foi unânime entre as sete mulheres e cinco homens que integraram o júri.
A sala de audiências dos tribunais federais da capital de Massachusetts (nordeste) ficou em absoluto silêncio durante a leitura do veredito.
'Pena adequada'
A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, aprovou a decisão, afirmando que a condenação à morte “é uma pena adequada a esse crime horrível”.
Carmen Ortiz, procuradora-geral do Estado de Massachusetts, em declaração à imprensa após a decisão, disse que, embora Dzhokhar fosse influenciado pelo irmão mais velho Tamerlan, ele era também um adulto e deve responder como tal pelo ataque.
Nenhuma pessoa foi executada no estado de Massachusetts desde 1947. Desde que se voltou a aplicar a pena capital em nível federal em 1988, 79 indivíduos foram condenados. Destes, três foram executados, de acordo com o Centro de Informação da Pena de Morte.
Ao lado do irmão, Tamerlan, Dzhokhar foi responsável pela explosão de duas bombas na linha de chegada da maratona de Boston em 15 de abril de 2013, que deixaram três mortos e 264 feridos, dos quais 17 amputados.
 Dzhokhar Tsarnaev mostra o dedo médio a uma câmera de segurança em sua cela, em imagem registrada três meses após sua prisão pelo atentado a Maratona de Boston e exibida aos jurados que irão definir sua pena (Foto: Reuters/USDOJ/Handout via Reuters)A promotoria mostrou aos jurados imagem de Dzhokhar Tsarnaev, três meses após sua prisão, mostrando o dedo médio para a câmera de segurança em sua cela (Foto: Reuters/USDOJ/Handout via Reuters)
Os irmãos Tsarnaev foram identificados como autores dos ataques dias depois da corrida graças a gravações das câmeras de segurança.
O irmão mais velho de Dzhokhar, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto pela polícia depois de matar o policial Sean Collier quando tentavam fugir de Boston. Após uma longa perseguição, Dzhokhar, na época com 19 anos, foi capturado horas mais tarde, gravemente ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário