terça-feira, 5 de maio de 2015

Secretaria diz que mancha na orla de Maceió não foi provocada por esgoto. GAZETAWEB


Jobison Barros

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) informou, na manhã desta terça-feira (5), que a mancha escura na orla de Jatiúca não foi causada por esgoto, mas sim, pelas chuvas que caíram nesse fim de semana, que se misturaram com sedimentos das galerias pluviais.

Segundo o coordenador de Fiscalização da secretaria, José Soares, a mancha que tomou conta de um trecho do mar de Jatiúca, próximo ao Posto 7, foi um caso isolado, apesar de receber esgoto de parte alta da cidade. “Sabemos que aquela região sofre com o lançamento de esgoto por falta de saneamento básico. Porém, aquela mancha, especificamente, é derivada de resíduos, de sedimentos acumulados na galeria pluvial, arrastados pela água da chuva que caiu fortemente no fim de semana”.

Soares explicou que o esgoto faz parte de uma rede independente e, por isso, desemboca diretamente no emissário submarino. “Porém, ultimamente, a rede coletora da Casal não comporta mais o volume de esgoto produzido pela população, que transborda e desemboca em vários pontos, inclusive, em galerias de água pluvial, caindo no mar. Consequentemente, vários trechos são alvos de poluição, conforme registrado nos relatórios de balneabilidade do IMA [Instituto do Meio Ambiente]. Mas este não foi o caso específico”, explicou Soares.

Equipes da Sempma devem ir, ainda hoje, à orla, para verificar pontos de ligação clandestina de esgoto feita por empreendimentos e estabelecimentos comerciais. “Vamos verificar alguns pontos na Ponta Verde. Caso se comprove a ligação clandestina, vamos autuar o proprietário”, reforçou José Soares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário