sábado, 9 de maio de 2015

Galerias pluviais da orla de Maceió têm duas décadas de atraso -GAZETAWEB


A mancha escura que apareceu na praia de Jatiúca gerou grande repercussão, sendo objetivo de análises de órgãos municipais e estaduais ligados ao meio ambiente. Apesar do problema, especialistas ligados à área argumentam que a mancha poderia ter surgido em outros locais, considerando a precariedade no sistema de drenagem da capital e o consequente lançamento de esgotos pelas 36 galerias existentes na orla marítima, cuja rede pluvial não é modernizada há mais de 20 anos.

Diante da situação, a reportagem foi em busca de mais explicações e conversou com engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), órgão responsável pela construção das galerias. De acordo com eles, o sistema de drenagem urbana possui mais de cinco mil metros de extensão com tubos enterrados, medindo de 300 a 1200 milímetros de diâmetro. Essa rede da prefeitura é projetada e calculada para atender, nos períodos de chuva, os pontos de alagamento para um corpo d'água mais denso.

Segundo José Marcos Bezerra, coordenador geral de Manutenção de Galerias e Intervenção em Áreas de risco da Seminfra, o maior problema no sistema de drenagem de Maceió não se resume às ligações clandestinas que ocorrem em toda a rede implantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário