terça-feira, 5 de maio de 2015

Costa diz que governo 'arrebentou' estatal e chama doações de 'hipocrisia' - UOL

Em seu quarto depoimento a CPIs no Congresso, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, chamou de "hipocrisia" as doações de empresas a campanhas eleitorais e afirmou que o governo federal "arrebentou" com a estatal ao segurar o preço da gasolina.
Costa fez críticas à "gestão política" da estatal e calculou que o "rombo" provocado ao segurar os preços dos combustíveis foi dez vezes o prejuízo causado pelo esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.
Assim como já havia feito nas delações, Costa criticou as doações de empresas privadas às campanhas eleitorais. Disse que os empresários lhe relatavam que faziam as doações para receber algum retorno.
"Por que uma empresa vai doar R$ 20 milhões pra uma campanha se ela não tiver algum motivo na frente pra cobrar isso?", declarou Costa.
Questionado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP) se é favorável ao fim das doações privadas, o ex-diretor disse: "Eu acho que pra passar esse país a limpo, sim".
Ainda perguntado por Valente, Costa confirmou os nomes dos políticos que denunciou em sua delação premiada, dando combustível a críticas do deputado ao fato de que até hoje a CPI não convocou nenhum desses políticos para prestarem depoimento.
Costa citou PP, PMDB e PT como os principais beneficiários, mas citou também o caso da propina ao então senador do PSDB Sérgio Guerra, morto em 2014, para enterrar uma CPI sobre a Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário