Páginas

DEU NO JORNAL DA BESTA FUBANA

DUAS DÉCADAS DE EMPLUMADOS

O ministro Gilberto Carvalho jogou a toalha.
Admitiu em uma roda que restam ao PT duas esperanças de eleição em governos estaduais: Tião Viana, no Acre, e Wellington Dias, no Piauí.
E olhe lá.
* * *
Acre e Piaui. Dois ricos e prósperos estados da federação, com uma militância ativa, esclarecida e bem informada.
Em termos de PIB, de renda per capita e de politização do eleitorado só perdem mesmo pro Maranhão.
Já no atrasado e pobre São Paulo…
Se aquele cabra que tem a venta do tamanho de um trem, o Geraldo Alckmin, ganhar a eleição domingo que vem, estabelecerá um recorde na terra bandeirante: os tucanos vencem a eleição estadual desde 1994.
charge-do-dia-aroeira
Duas décadas, 20 anos de mando da tucanalhada.
Além de São Paulo, o time da istrêla vermêia também tá levando fumo no Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Eu fico com tanta pena que chega choro: Xiuf, xiuf, snif, snif…
Como diz o fubânico palmarense Malouvido, “É pra lascar a tabaca de Xolinha”.

TEXTO DE RAFAEL RODRIGO MARAJÁ

Almoçando com Nery na casa do Moreira

foto: blog do Carlito Lima

Fui almoçar, depois da IV FLIMAR, e a inquietação dos livros levou-me ao Almoçando com Nery na casa do Moreira, de Carlito Lima. E, de repente, era história de Penedo aqui, de Marechal Deodoro ali; uma infinidade de histórias do velho capita.
Carlito Lima retrata o cotidiano de maneira leve e divertida, muito parecida com uma roda de amigos em que as experiências fazem de um simples almoço um evento digno de livro. Quem foi à IV FLIMAR teve a oportunidade de adquirir, gratuitamente da mão do autor ou comprada na livraria próxima, a obra capaz de tornar o almoço de qualquer casa uma festa.
Na obra, Lima conta como a vida é divertida sem deixar de mostrar, em um plano de fundo sutil, como a política e a cultura alagoana fazem do tempo um elemento essencial para uma boa anedota, um dos passatempos preferidos dos alagoanos.
Quem não conhece a primeira Capital de Alagoas, ou a atual, ou as cidades históricas pode optar por levar Carlito Lima para casa, enclausurado em sua obra, e chamá-lo para uma conversa agradável onde tudo terá: amantes que se encontram depois de cinquenta anos, Seu Rodrigues – aquele de Dona Fafá e Ulisses, as empregadas e os patrões, a carta de uma virgem... Eita!
Uma obra genuinamente alagoana que até a sogra, morta, é roubada junto com o carro em um posto qualquer. Só imagino se alguém encontrou o corpo e o susto que deve ter tomado.
O almoço foi divertido!

MISS BRASIL MELISSA GURGEL SOFRE PRECONCEITO POR SER NORDESTINA

Internauta se refere ao sotaque da cearense como 'sofrível' (Foto: Twitter/Reprodução)Internauta se refere ao sotaque da cearense
como 'sofrível' (Foto: Twitter/Reprodução)
O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira (29) representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores de mensagens racistas nas redes sociais contra Melissa Gurgel, a cearense eleita Miss Brasil no sábado (27).
“São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar.
Após a vitória da cearense no concurso de miss, ela foi alvo de comentários preconceituosos. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra.
O presidente em exercício afirma que coletou a imagem de algumas mensagens racistas contra Melissa Gurgel e apresentou ao Ministério Público Federal no Ceará. “Formalizamos a representação no MPF para apurar com rigor esse desrespeito ao povo cearense”. Se condenados, os autores de mensagens racistas podem presos por período de dois a cinco anos.
Miss Ceará 2014 (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Miss Brasil 2014
(Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)
Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.
'Poder da mulher brasileira'
A  cearense Melissa Gurgel, 20 anos, eleita a Miss Brasil 2014, prometeu representar bem o Brasil no Miss Universo e mostrar o "poder da mulher brasileira".
"Eu pretendo estudar muito, conhecer outras culturas, aproveitar essa oportunidade única de representar o nosso país lá fora e mostrar para o mundo o poder da mulher brasileira, mostrar nossos princípios e nossos valores", disse, logo após receber a faixa e coroa de Miss Brasil 2014. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premiação do 60º concurso Miss Brasil. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que será realizado neste ano, nos Estados Unidos.
Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)
Cearense disputou o título com outras 26 garotas e vai representar o Brasil no Miss Universo, nos EUA (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Cearense disputou o título com outras 26 garotas e vai representar o Brasil no Miss Universo, nos EUA (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

O QUE FIZERAM COM A PETROBRAS? UOL


Entre as grandes empresas presentes em Bolsas na América Latina e nos EUA, a Petrobras foi a única que teve queda no retorno de suas ações e no seu valor de mercado em quase quatro anos (de 31 de dezembro de 2010 até a última sexta-feira (26). O período coincide com o governo Dilma Rousseff (PT).
Segundo a consultoria Economatica, o retorno das ações ordinárias (PETR3, que dão direito a voto) da estatal caiu 50,59% em dólares (27,91% em reais). A queda nas ações preferenciais ( PETR4, prioridade para receber dividendos) foi de 38,18% em dólares (9,8% em reais).
As ações da estatal estão sofrendo grande queda nesta segunda-feira (29).
O retorno é o valor total líquido obtido com as ações. Seu cálculo inclui o preço, eventuais dividendos e custos de operações (as corretoras cobram pelo serviço de compra e venda de ações; também há incidência de Imposto de Renda).


Variação do retorno de ações (de 31/12/10 a 26/9/14)
  • 1
    Exxon Mobil (EUA, Petróleo)
    43,69%
  • 2
    Coca-Cola (EUA, alimentos e bebidas)
    42,84%
  • 3
    IBM (EUA, eletroeletrônicos)
    38,87%
  • 4
    Cisco (EUA, eletroeletrônicos)
    34,39%
  • 5
    Schlumberger (EUA, prospecção de petróleo)
    30,98%
  • 6
    Bank of America (EUA, finanças)
    29,84%
  • 7
    Oracle (EUA, software e dados)
    29,20%
  • 8
    Citigroup (EUA, finanças)
    11,37%
  • 9
    Petrobras PN (Brasil, petróleo)
    - 38,18%
  • 10
    Petrobras ON (Brasil, petróleo)
    - 50,59%

DJAVAN CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA V FLIMAR - MARECHAL DEODORO - ENTRE 12 E 15 DE NOVEMBRO



Menos de um ano após se apresentar no aniversário da cidade de Maceió, comemorado em dezembro do ano passado, o cantor Djavan volta à sua terra natal – desta vez, entretanto, como principal homenageado na quinta edição da Festa Literária de Marechal Deodoro. No dia 14 de novembro, Djavan será entrevistado ao vivo por jornalistas culturais e especialistas em sua obra seguida por uma programação de palestras e mesas de debates voltadas para a análise do trabalho do alagoano como poeta e compositor – além de um concurso de contos inspirados em letras de Djavan, promovido pela Secretaria de Educação de Marechal, que fará um livro com 30 textos selecionados. Até agora, estão programadas quatro mesas para debater a obra de Djavan: “a obra de Djavan sob a ótica ambiental” com Graziella Fritscher e mediação de Cássio Cavalcante, “a metáfora na música de Djavan”, com Heloísa Melo e mediação de Ovídio Poli Júnior e “a poesia e música de Djavan”, com Ricardo Cravo Albin e mediação de Maurício Melo Júnior; além da palestra de abertura no dia 12: “Djavan, o Poeta”, com Maria Heloísa Moraes. Ao final do ciclo de mesas, o cantor será entrevistado pelos palestrantes e por Goretti Lima, Luiz Gutemberg, Cássio Cavalcante e Íttala Nandi, com mediação do jornalista Rodrigo Cavalcante, editor do AGENDA A. As músicas do alagoano serão cantadas por Fernanda Guimarães em show na noite no dia 14 de novembro. Além de Djavan, a personalidade alagoana viva homenageada pela Flimar, os organizadores, seguindo a tradição do evento, escolheram como homenageado já falecido o escritor, jornalista e pensador liberal do Império Tavares Bastos. Entre os outros nomes de peso no cenário nacional que participam da Feira está o escritor Laurentino Gomes, que comandará uma mesa de debate sobre “1889”, último livro de sua trilogia sobre a história do Brasil, e Janaína e Paloma Amado, sobrinha e filha, respectivamente, de Jorge Amado, que contarão um pouco da vida familiar do escritor no evento. FLIMAR – Organizada pela Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro, comandada por Carlito Lima, a feira é inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), mas vai além do segmento literário, com apresentações de música e folclore, por exemplo. Já foram homenageados (e participaram do evento) nomes como Lêdo Ivo e Cacá Diegues. Veja a programação completa da Flimar em 2014 aqui. © 2013 – 2014. 


Todos os direitos reservados ao AGENDA A. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do AGENDA A. Leia mais em: http://agendaa.tnh1.com.br/vida/gente/2493/2014/09/29/djavan-confirma-presenca-em-festival-de-marechal-em-novembro-veja-programaco

UM TEXTO DE RAFAEL RODRIGO MARAJÁ

Nota sobre Marechal Deodoro

Marechal Deodoro - AL

Os alagoanos não conhecem as cidades alagoanas. E isso não e exclusividade desse povo. Em Sergipe acontece o mesmo.
Cidades históricas não faltam à Terra dos Marechais. Piranhas, Palmeira dos Índios, Penedo e Marechal Deodoro são exemplos irrefutáveis, cada uma com suas características e suas particularidades.
Ano passado conheci Marechal Deodoro, uma cidade pequena em que a noite é agradável ao som do vento provocador de ondas na lagoa e o dia é de um sol quentíssimo, tão característico das terras alagoanas.
Marechal tem a Casa do Marechal, onde a memória de Deodoro d Fonseca é preservada. O mesmo Deodoro que, em 1889 proclamou a República e em 1891 fez aparecer, sob o olhar de Rui Barbosa, a segunda Constituição brasileira, a primeira da República. Aliás, diga-se, prevendo que a Capital Federal seria no planalto central – desejo concretizado mais de 50 anos depois.
Orla Lagunar, MD - AL
O município tem uma orla lagunar calma e pacífica onde, sob a luz da lua, certamente histórias tórridas se desenvolvem. Igrejas, fachadas, ruas, casas e pessoas testemunhas da história nacional cuja identidade ressalta a importância de Alagoas.
Marechal Deodoro, muito próxima da Capital, é pouco visitada pelos sertanejos e pelos agrestinos. Uma pena, uma perda, um desperdício.

Os Alagoanos deviam ser incentivados, de fato, a visitarem seus conterrâneos.

DEU NO JORNAL DA BESTA FUBANA

BOAZINHA, COM O PESCOÇO DOS OUTROS

Carlos Brickmann
Dilma é mulher e sempre se disse defensora dos direitos humanos. Como a advogada Samira Saleh al-Naimi, de Mosul, Iraque. Dilma propõe diálogo com o Estado Islâmico, que corta a cabeça de pessoas de outras religiões e trata as mulheres como inferiores. Samira foi assassinada agora pelo Estado Islâmico por defender os direitos humanos. Dilma condenou, em Nova York, quem luta contra o Estado Islâmico. E nem tocou no nome de Samira, vítima da barbárie.
Dilma defendeu os bárbaros, criticou quem luta contra eles e proclamou as excelsas virtudes que enxerga em seu Governo, ao viajar a Nova York para abrir a Assembléia Geral da ONU – tarefa que tradicionalmente cabe ao Brasil. Lá havia 150 chefes de Estado. No entanto, relata o jornal americano Washington Post, a reunião de cúpula da organização beneficente Clinton Global Initiative, organizada pelo ex-presidente americano Bill Clinton, “ofuscou o encontro da ONU”. Pergunta o jornal, um dos três mais importantes dos Estados Unidos: “A qual evento você preferiria ir: a um que começa com Leonardo Di Caprio, Eva Longoria e uma banda de rock, ou a um que começa com a presidente brasileira Dilma Rousseff?” Ainda bem que a repercussão foi pequena. Menos vergonhosa.
samira-saleh-al-naeimi
Samira Saleh al-Naimi, que foi assassinada pelo Estado Islâmico: não mereceu qualquer palavra de Dilma
A má repercussão foi mais forte no Brasil. Tirando os bate-bumbos que acham lindo ser Tiradentes com o pescoço dos outros, Dilma foi muito criticada. Mas não há o que estranhar: a julgar por boa parte dos ministros e auxiliares que escolheu, a presidente não deve acreditar que cabeça seja muito importante.
Fogo alto
A briga é feia entre Dilma e Marina. Uma está chamando a outra de petista.
ptst
Quem te viu…
O ex-presidente Lula, tentando salvar a reeleição do governador Tarso Genro, ameaçada pela jornalista Ana Amélia Lemos, disse no horário eleitoral gratuito do Rio Grande do Sul que nunca viu um jornalista se sair bem num cargo do Poder Executivo. A senadora Ana Amélia, do PP (que lá é pró-Aécio), trabalhou na revista Visão e foi uma das estrelas da RBS, afiliada à Rede Globo.
…quem te vê
Lula pode até ter razão. Mas levou para seu Governo, como ministros, o ex-repórter Édison Lobão e o repórter e apresentador Hélio Costa (que tentou eleger governador de Minas). Apoiou o jornalista Eduardo Suplicy para a Prefeitura e o Governo de São Paulo. Apoia um dono de jornal, Henrique Alves, para o Governo do Rio Grande do Norte. Seu vice, em 1989, foi o jornalista Fernando Gabeira, ex-Jornal do Brasil; com a saída de Gabeira, a vice ficou com João Paulo Bisol, ex-RBS. Sarney, seu guru, é dono da TV Mirante e do Estado do Maranhão.
campanha Lula_3
Lula e Fernando Gabeira em campanha: bons tempos…
Pois é
O jornalista Elio Gaspari informa que Dilma usa Louis Vuitton. É mala.
Pois pois
Elio Gaspari informa também que Aécio usa SALVATORE Ferragamo. Digamos que esses candidatos não têm as mesmas preocupações dos cidadãos comuns.
Sugestão de pauta
Não é só o presidente venezuelano Nicolás Maduro que conversa com animais. Um passarinho piou a este colunista a sugestão de que alguém pergunte à irmã da ministra Marta Suplicy, Tetê Smith de Vasconcellos, em quem é que vai votar para presidente. Deve ser Dilma, claro. Mas passarinhos sabem o que piam.
Fumaça de los puros
Boteco é para os fracos. Mas existe um substituto perfeito para aquela fraternal convivência de boteco, só que com preços bem mais altos para bebidas e petiscos da mesma qualidade. Como é bom cultivar a tolerância! Há um ministro do Supremo que frequenta a mesma tabacaria em São Paulo, na elegante região dos Jardins, utilizada por boa parte dos investigados na Operação Lava Jato.
Hermanos, irmãos
Com um dia de intervalo, Brasil e Argentina implantaram mais um controle de passageiros de voos internacionais, com exigências parecidíssimas. As empresas aéreas têm de informar ao Governo a frequência com que o passageiro viaja, e até mesmo a poltrona que ocupa no voo.
Coincidência, não é mesmo?
Cavalos dele…
Roberto Requião, candidato do PMDB ao Governo do Paraná, em seu mandato anterior (de 2003 a 2010) colocou 88 de seus cavalos na Granja Canguiri, residência oficial do governador; lá, eles eram alimentados e tratados por conta dos cofres públicos. O Regimento da Polícia Montada da PM do Paraná precisou destacar seis soldados para cuidar da cavalhada. Todos esses dados constam do relatório final de um inquérito policial-militar, assinado pelo comandante da PM paranaense, coronel César Vinícius Kogut, e divulgado pela Folha de S.Paulo. O IPM foi encaminhado à promotora Cláudia Cristina Madalozo e à Justiça Militar.
DINHEIRO nosso
De acordo com o IPM, Requião mantinha os cavalos para passeios matinais com amigos. Mantinha também no local, sempre à custa do dinheiro público, antas, cachorros, porcos, pavões e veados.
E os burros aqui pagavam a conta.

PAOLA OLIVEIRA SERÁ PROSTITUTA LÉSBICA NA PRÓXIMA NOVELA


27 de setembro de 201410
Bob Paulino, TV Globo
Bob Paulino, TV Globo

Na época em que Amor à Vida estava no ar, cansei de falar por aqui que não aguentava mais Paolla Oliveira como mocinha chorona. Não que ela seja péssima atriz. Aliás, hoje em dia, comparando com Luana Piovani, eu daria um Oscar a Paolla. O que faltava era um desafio, um papel diferente.
Minhas preces foram atendidas! Paolla Oliveira terá a chance de mostrar outro lado seu na próxima minissérie da Globo. Em Felizes para Sempre, de Euclydes Marinho, a atriz vai interpretar uma prostituta lésbica. Na pele de Dani Bond, ela aparecerá com os cabelos curtos e prometeu surpreender:
Saiu dos padrões a que estou acostumada. É diferente. Acho que vai ser uma quebra para mim, no sentido de que as pessoas ficarão surpresas ao me ver na tela – contou ela ao Yahoo.
Torço para que Paolla realmente nos surpreenda e cale a boca de todo mundo que a criticou pelos últimos trabalhos. A partir de janeiro, vamos ver o que ela tem pra mostrar!

Escândalo da Petrobras e votação da CPMF pautam confrontos entre candidatos -UOL


Ampliar

Debates entre os presidenciáveis 144 fotos

131 / 144
28.set.2014 - Candidatos à Presidência participam de debate promovido pela TV Record, neste domingo. Da esquerda para direita, participam os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV), Marina Silva (PSB), e Luciana Genro (PSOL) Leia mais Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo
O escândalo da Petrobras e as votações de Marina Silva (PSB) sobre a CPMF (contribuição sobre transações bancárias) pautaram os confrontos entre os principais candidatos à Presidência da República em debate realizado na noite deste domingo (28) pela TV Record.
Ao longo do debate, Dilma Rousseff (PT), Marina e Aécio Neves (PSDB) buscaram o confronto direto sempre que possível. Dilma fez duas perguntas a Marina e uma a Aécio. Já a candidata do PSB dirigiu um questionamento a Dilma e um a Aécio. O tucano só fez uma pergunta a Marina.