Páginas
▼
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Suspeita relata como matou amiga em GO: 'Ela ficou muito desesperada' Menor apreendida diz que atraiu vítima até sua casa - G1
Uma das adolescentes suspeitas de assassinar a facadas a estudante universitária Bianca Mantelle Pazinatto, 18 anos, em Jataí, no sudoeste de Goiás, disse que a jovem tentou lutar antes de morrer. “Ela se debateu e queria gritar. Ficou muito desesperada”, contou a menor de 17 anos em entrevista à TV Anhanguera. Ela e outra garota de 16 anos, também suspeita de participar do crime, estão apreendidas.
O corpo de Bianca foi encontrado na segunda-feira (29) na casa da menina mais velha, embrulhado em sacos plásticos. Segundo ela, a motivação do assassinato seria a recusa da vítima em manter um relacionamento amoroso. "Ela não ia ficar comigo. Não queria que ficasse com mais ninguém também", declarou. Antes da morte, a garota escreveu uma carta para a universitária declarando sua paixão por ela.
UM TEXTO DE ALBERTO ROSTAND
A IMPORTÂNCIA DA TRILOGIA FÉ, FATO E EXPERIÊNCIA.
Alberto Rostand Lanverly
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Academia Maceioense de Letras.
Meses atrás, tive a oportunidade de mais uma vez estar em Israel, visitando localidades sagradas como o Lago da Galileia, Rio Jordão e Mar Morto, com sua salinidade extrema, posicionado 450 metros abaixo dos oceanos que conhecemos, além de cidades como Nazareth, Tiberias, Cafarnaum, Caná, Jericó, Belém e Jerusalém. Independente das intrigas milenares, que abalam a região, o que mais a mim chamou a atenção, no comportamento daquele povo, foi a explicita fé que destinam a suas religiões, que tem no nosso Jesus Cristo, Maomé e Buda, seus ícones maiores.
Muito interessante é que, quer seja na Bíblia, Alcorão ou no Tripitaka, o termo fé, se define como “a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem”. Assim tantos os Judeus católicos ou não, os Islamitas e Budistas, apostam em elementos que se perpetuam através dos tempos e lhes emprestam forças para continuar vivendo – e aos mais extremados, até morrendo.
Estes mesmos livros, se estudados cautelosamente, mostrarão que primeiramente, as escrituras apontam para uma certeza de que o que se aguarda, sucederá única e exclusivamente, se a esperança e a convicção dos homens estiverem baseadas em fatos. Assim, sem a compreensão integral do que é um fato, jamais será possível assimilar o que seja fé.
No Brasil moderno, cada dia mais se estabelece uma situação que beira a preocupação, que é o retorno da convivência com a inflação, um velho inimigo da economia, que controlada desde a adoção do plano real, em 1994, vem oferecendo aos habitantes da terra, ares de progresso, mesmo com pouca ordem. Os governantes que sucederam ao presidente Itamar Franco conseguiram não somente solidificar e estabilizar a moeda, como transformá-la em uma das emergentes do globo.
Ainda invocando os textos dos livros sagrados, se pode também afirmar que em suas paginas está escrito que em qualquer situação: “em primeiro lugar está o fato, na segunda posição encontra-se a fé, mas nada disto terá valia sem que a experiência seja considerada”.
Talvez, nestas definições se encontre o nó da questão que ora vive a nação, pois quando Dilma Ruseff, imposta que foi ao povo brasileiro, viu cair em seu colo o presente de grego que era residir no Palácio do Planalto, mesmo consciente das dificuldades que haveria de confrontar-se, já como Presidenta eleita, negligenciando a trilogia fé, fato e experiência, como criatura, não somente esqueceu que inflação baixa é dinheiro no bolso do trabalhador, mas, o que é pior: “deixou desmontar os complexos mecanismos do delicado equilíbrio que regem o estado e a economia de mercado”, como explicam os experts no assunto.
Se os odores do monstro inflacionário já pode ser sentido nas prateleiras dos supermercados, importante se torna que medidas urgentes sejam tomadas para que se retorne à estabilidade dos preços, principal ingrediente da prosperidade e paz social.
Jovem detalhou crime e fez carta de amor para amiga morta, diz polícia Provas reforçam suspeita de crime premeditado, diz delegado de Jataí, GO. Corpo da vítima foi enterrado nesta terça-feira; duas menores estão detidas. G1
Segundo a polícia, caderno tinha anotações sobre o crime (Foto: Saulo Prado/ Arquivo Pessoal)
A Polícia Civil encontrou um caderno que reforça a suspeita de que foi premeditado o assassinato da estudante universitária Bianca Mantelle Pazinatto, de 18 anos, em Jataí, no sudoeste de Goiás. Duas amigas da jovem, de 17 e 16 anos, foram apreendidas suspeitas de cometer o crime. Segundo a polícia, elas fizeram anotações do que precisariam para matar a amiga, na segunda-feira (29).
No caderno, estavam listados os objetos que deveriam ser utilizados para matar Bianca, entre eles uma faca, luvas, e até uma barra de ferro (veja imagem acima). O corpo da vítima foi sepultado nesta terça-feira (30).
Em depoimento à polícia, a menina mais velha confessou ter cometido o crime pelo fato de a vítima não ter aceitado manter um relacionamento com ela. "Ela não ia ficar comigo. Não queria que ela ficasse com ninguém também", declara. Antes do assassinato, a garota ainda tinha escrito uma carta para Bianca declarando seu amor por ela.
Na declaração, a suspeita escreve "Te amo muito, não por escolha, meu coração te escolheu sozinho, não me deu chance de defesa". A adolescente ainda alerta Bianca para que algo ruim não aconteça. "Perdi tudo para você e isso está partindo meu coração. Lembre-se de tomar cuidado, pois muitas coisas bonitas tornam-se ruins lá fora", diz a carta.
PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA
IV FESTA LITERÁRIA DE
MARECHAL DEODORO- 4ª FLIMAR
25 a 28 de setembro de 2013.
“PROGRAMAÇÃO
PROVISÓRIA” (Alguns convidados ainda não confirmados)
DIA 25 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
POLO ORLA LAGUNAR
AUDITÓRIO ESPAÇO
CULTURAL
19:00 – Recepção
aos convidados – Banda de Pífano de Marechal Deodoro - Nelson da Rabeca
19:30
– Abertura da 4ª FLIMAR – CERIMONIAL - Hino Nacional
20:00
– Palestras de abertura sobre os
escritores homenageados: GRACILIANO
RAMOS por Ricardo Ramos Filho (
30 minutos) Cacá Diégues por Renata Magalhães ( 30 minutos)
21:00 -
Recital - Mônica Montone
21:15
– Poema FESTA DO PADROEIRO de Álvaro
Machado – pelo Grupo Chico de Assis
PALCO DA ORLA LAGUNAR
22:00 – Grupo Xaxado do Pró-Jovem de Marechal
Eliezer Setton
Propaganda com Nana Gouvêa é vetada pelo Conar - ABRIL
Reprodução
Nana Gouvêa: “Eu não acho que bichinho de pelúcia seja artigo de exclusividade infantil. Eu adoro bichinhos de pelúcia. E qual é a mulher adulta que não se derrete toda ao ganhar um?”
o Conar decidiu suspender as propagandas das marcas Gelol e Itaipava, além de um anúncio do Motel Panda, que tinha Nana Gouvêa como garota propaganda . O anúncio mostrava um ursinho de pelúcia e a Nana Gouvea dividindo a cama. A propaganda foi vetada por “misturar simbologia infantil com apelo sensual”. A garota-propaganda da peça em questão soltou o verbo nas redes sociais. “Eu não acho que bichinho de pelúcia seja artigo de exclusividade infantil. Eu adoro bichinhos de pelúcia. E qual é a mulher adulta que não se derrete toda ao ganhar um?”, desabafou Nana Gouvêa.
Luciana Gimenez posa de biquíni e choca internautas com magreza - YAHOO
(Reprodução: Instagram)Luciana Gimenez, 43, realmente não liga para quem critica o seu corpo. A apresentadora postou na internet, algumas novas imagens em que aparece magra e de biquíni. Algumas fãs da morena logo comentaram: "Quero ser magra, mas não desse jeito".
Nesta segunda-feira (29), a artista divulgou em seu Instagram, duas fotos nas quais está de biquíni em um bosque, posando em meio a natureza e junto de um balanço.
Mãe de dois filhos, Lucas, 14, e Lorenzo, 2, Luciana revelou à revista "Quem", qual o segredo para se manter sempre magra.
"Tenho um truque bom: não desço para a cozinha. Fim de semana é quando eu me ferro. É quando vou lá para tomar café com a criançada, adoro pão com coalhada, aí, como um pãozinho a mais. Então, no dia a dia, tomo o café da manhã no meu quarto, com duas torradinhas, a coalhada e o café com leite desnatado, mas com açúcar. Aí, eu corro da comida. Na hora do almoço como quinoa, salada, legumes. Uma fruta, quando dá aquela fome, e janto uma sopinha".
Ato em Copacabana pede rigor nas investigações do sumiço de Amarildo Ajudante de pedreiro da Rocinha, no Rio, está desaparecido desde o dia 14. Dez manequins cobertos de tecido branco simbolizam desaparecidos -G1
Ato em Copacabana pede rigor nas investigações do sumiço de Amarildo Ajudante de pedreiro da Rocinha, no Rio, está desaparecido desde o dia 14. (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press)
Um ato na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, protesta contra os casos de desaparecimento não esclarecidos pela polícia. Na manhã desta quarta-feira (31), dez manequins cobertos de tecido branco simbolizam os casos de desaparecimento registrados, que ainda não foram solucionados. Entre os casos citados pelos manifestantes está o do ajudante de pedreiro Amarildo Souza, morador da Rocinha, desaparecido desde 14 de julho, após ter sido levado por PMs da UPP para averiguação.
Voluntários do Rio de Paz, movimento que organizou o ato, estendem cartazes com o número de mortes violentas no estado. De acordo com os organizadores, a esposa, os filhos e outros parentes de Amarildo vão participar do ato. A expectativa é que o evento seja encerrado às 10h30, com o enterro dos manequins, na Praia de Copacabana.
terça-feira, 30 de julho de 2013
HISTÓRIA DE PROFESSORA
Uma professora universitária estava acabando de dar as últimas orientações para os alunos acerca da prova final que ocorreria no dia seguinte.
Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com exceção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que sentava no fundo da classe, perguntou com aquele velho ar de cinismo:
Dentre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por atividade sexual ???
A classe explodiu em gargalhadas, com a professora aguardando pacientemente que o silêncio fosse restabelecido.
Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno, com exceção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo. Um engraçadinho que sentava no fundo da classe, perguntou com aquele velho ar de cinismo:
Dentre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por atividade sexual ???
A classe explodiu em gargalhadas, com a professora aguardando pacientemente que o silêncio fosse restabelecido.
Tão logo isso ocorreu, ela olhou para o palhaço e respondeu:
- Isto não é um motivo justificado. Como a prova será em forma de múltipla escolha, você pode vir para a classe e escrever com a outra mão.
ou, se não puder sentar-se, pode respondê-la em pé.
- Isto não é um motivo justificado. Como a prova será em forma de múltipla escolha, você pode vir para a classe e escrever com a outra mão.
ou, se não puder sentar-se, pode respondê-la em pé.
NANDA COSTA NA PLAYBOY
Nanda Costa, 26, será a capa da edição da "Playboy" de agosto. Mas, a revista já adiantou algumas imagens para todos aqueles que estão curiosos sobre o ensaio da atriz global. O último trabalho de Nanda Costa na TV foi como a protagonista Morena, na novela"Salve Jorge", da Globo
.
Diferença de renda per capita entre municípios chega a 2.000%, diz Pnud Renda per capita dos brasileiros subiu 77% em 20 anos, mostra estudo. Sete dos dez municípios com menor renda são do Maranhão. -G1
A renda média mensal por pessoa dos brasileiros cresceu 77% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em 1991, a renda média era de R$ 447,56. Em 2010, alcançou R$ 793,87 – uma alta de R$ 346,31 no período. Apesar da alta, a diferença de renda per capita entre os municípios do país permanece grande: de R$ 2.043,74 (São Caetano do Sul-SP) para R$ 96,25 (Marajá do Sena-MA). “Isso significa que um cidadão médio de São Caetano do Sul, tinha, em 2010, renda per capita mensal 20 vezes maior que a de um cidadão médio de Marajá do Sena, ou uma diferença de mais de 2.000%”, afirma o Pnud em nota.
Em 2010, a maior renda per capita foi registrada em São Caetano (SP), de 2.043,74, seguida por Niterói (RJ), de R$ 2.000,29; Vitória (ES), de R$ 1.866,58; Santana de Parnaíba (SP), de R$ 1.858,69; e Florianópolis (SC), de R$ 1.798,12.
Já as menores rendas per capita foram registradas no Maranhão: são do estado sete dos dez municípios com menor renda: Marajá do Sena (R$ 96,25), Fernando Falcão (R$ 106,99), Belágua (R$ 110,65), Serrano do Maranhão (R$ 123,44), Humberto de Campos (R$ 125,91), Jenipapo dos Vieiras (R$ 127,24) e Santana do Maranhão (R$ 127,77). As outras três são Amajari (RR), com R$ 121,32; Santo Antônio do Içá (AM), com R$ 122,21 e Uiramutã (RR), com R$ 123,16.
1991
Em 1991, dos dez municípios com maior renda per capita, sete eram do estado de São Paulo: Águas de São Pedro, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Santos, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo. As outras três posições eram de Niterói (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Em 1991, dos dez municípios com maior renda per capita, sete eram do estado de São Paulo: Águas de São Pedro, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Santos, São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo. As outras três posições eram de Niterói (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Também em 1991, o Piauí liderava como o estado com maior número de municípios entre os de renda mais baixa. Quatro das dez cidades com menor renda eram piauienses: Lagoa de São Francisco, Júlio Borges, Bela Vista do Piauí e Sebastião Leal. A menor renda, no entanto, foi verificada em Nova Colinas (MA), de R$ 33,24, seguida por Santa Filomena (PE), de R$ 39,45.
IV FESTA LITERÁRIA DE MARECHAL DEODORO - PRÉ FLIMAR
PRÉ – FLIMAR
– PROGRAMAÇÃO - CRONOGRAMA
JULHO – Divulgação da IV FLIMAR
- 3 a 7 de julho – 11ª Festa Literária de
Paraty – FLIP
AGOSTO – Campanha de doação de livros em Maceió e Marechal
Deodoro: Primavera do Livro - Shopping Maceió.
AGOSTO – Palestras
nas escolas e faculdades sobre a IV FLIMAR e seus homenageados em 2013: Cacá Diégues e Graciliano Ramos – Distribuição dos
livros doados não didáticos aos alunos e nas comunidades.
19 de
SETEMBRO – Café da manha oferecido aos jornalistas, escritores, apresentando a programação da IV FLIMAR NO
Hotel Ponta Verde - Maceió.
PAÍS HOMENAGEADO: PORTUGAL
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Passou dos limites: 'Marcha das Vadias' assusta até os próprios manifestantes
Na Marcha das Vadias, em Copacabana, diversas encenações ilustraram os apelos feitos pelas feministas. Uma delas chamou a atenção por seu teor altamente polêmico, pois os envolvidos utilizaram a imagem da "Nossa Senhora" como objeto sexual. A cabeça da imagem virou uma espécie de consolo. Em seguida, os manifestantes quebraram as imagens e as cruzes. Por fim, uma manifestante pegou o que sobrava de uma cruz, colocou camisinha em sua base e a enfiou no ânus de seu parceiro de encenação. Tal ato assustou até mesmo outros manifestantes que não esperavam tanta ousadia. Uma delas disse que colocaria uma máscara para não ser reconhecida, já que receava represálias no trabalho.
(Fotografia por Lia Ferreira/Vero)
(Fotografia por Lia Ferreira/Vero)
(Fotografia por Lia Ferreira/Vero)
(Fotografia por Lia Ferreira/Vero)
(Fotografia por Lia Ferreira/Vero)
73% DE ERROS EM HOSPITAIS PODERIAM SER EVITADOS NO BRASIL - UOL
Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.
É o que apontam estudos da Fiocruz apresentados no QualiHosp (congresso de qualidade em serviços de saúde) e que ajudaram o Ministério da Saúde a criar novas normas de segurança hospitalar que passam a valer a partir de 2014.
As pesquisas, feitas em dois hospitais públicos do Rio, encontraram uma incidência média de 8,4% de eventos adversos, semelhante aos índices internacionais.
No Brasil, no entanto, é alto o índice de problemas evitáveis: de 66,7% a 73%. Em outros países, a incidência variou de 27% (França) a 51% (Austrália).
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Em números absolutos, isso significa que, em 2008, dos 11,1 milhões de internados no SUS, 563 mil foram vítimas de erros evitáveis.
Para Walter Mendes, pesquisador da Fiocruz e consultor do comitê do programa de segurança do paciente, embora haja limitações metodológicas ao extrapolar os resultados para o resto do país, os estudos indicam a magnitude do problema.
Papa concede entrevista ao 'Fantástico' e pede Igreja mais próxima dos fiéis - YAHOO
Antes de ir embora do Brasil, papa Francisco falou com exclusividade ao Fantástico, programa da Rede Globo, e afirmou que a Igreja precisa se aproximar dos fiéis e que as pessoas ligadas com a fé deixem um 'testemunho de uma certa simplicidade'. Francisco também comentou os escândalos que envolvem o nome da Igreja Católica nos últimos anos.
Leia mais
Francisco critica ideologização da Igreja e defende comunidades de base
Papa leva Igreja até periferia em primeira viagem à América Latina
Papa fez questão de elogiar a organização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e disse que é muito indisciplinado no quesito segurança, já que gosta de estar próximo dos fiéis.
Em entrevista ao jornalista Gérson Camarotti, Papa falou sobre vários temas.
Brasil e Argentina: existe rivalidade?
“O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à rivalidade, creio que já está totalmente superada. Porque negociamos bem: o Papa é argentino e Deus é brasileiro.”
Pobreza contra ostentação
“Penso que temos que dar testemunho de uma certa simplicidade - eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós, as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro.”
Fiéis estão deixando a Igreja Católica
“Não saberia explicar esse fenômeno. Vou levantar uma hipótese. Pra mim é fundamental a proximidade da Igreja. Porque a Igreja é mãe, e nem você nem eu conhecemos uma mãe por correspondência. A mãe... dá carinho, toca, beija, ama. Quando a Igreja, ocupada com mil coisas, se descuida dessa proximidade, se descuida disso e só se comunica com documentos, é como uma mãe que se comunica com seu filho por carta. Não sei se foi isso o que aconteceu no Brasil. Não sei, mas sei que em alguns lugares da Argentina que conheço isso aconteceu.”
Escândalos no Vaticano
“Agora mesmo, temos um escândalo de transferência de 10 ou 20 milhões de dólares de monsenhor. Belo favor faz esse senhor à Igreja, não é? Mas é preciso reconhecer que ele agiu mal, e a Igreja tem que dar a ele a punição que merece, pois agiu mal. No momento do conclave, antes temos o que chamamos congregações gerais - uma semana de reuniões dos cardeais. Naquela ocasião, falamos claramente dos problemas. Falamos de tudo. Porque estávamos sozinhos, e para saber qual era a realidade e traçar o perfil do novo Papa. E dali saíram problemas sérios, derivados em parte de tudo o que vocês conhecem: do Vatileaks e assim por diante. Havia problemas de escândalos. Mas também havia os santos. Esses homens que deram sua vida para trabalhar pela Igreja de maneira silenciosa no Conselho Apostólico.”
A juventude pelo mundo
“Com toda a franqueza lhe digo: não sei bem por que os jovens estão protestando. Esse é o primeiro ponto. Segundo ponto: um jovem que não protesta não me agrada. Porque o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre ruim. A utopia é respirar e olhar adiante. O jovem é mais espontâneo, não tem tanta experiência de vida, é verdade. Mas às vezes a experiência nos freia. E ele tem mais energia para defender suas ideias. O jovem é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! É preciso ouvir os jovens, dar-lhes lugares para se expressar, e cuidar para que não sejam manipulados.”
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
CLASSIFICAÇÃO | P | J | V | E | D | GP | GC | SG | % | |
1
| Cruzeiro |
18
|
9
|
5
|
3
|
1
|
22
|
8
|
14
|
66.7
|
2
| Internacional |
18
|
10
|
5
|
3
|
2
|
18
|
15
|
3
|
60
|
3
| Botafogo |
17
|
9
|
5
|
2
|
2
|
13
|
8
|
5
|
63
|
4
| Coritiba |
17
|
9
|
4
|
5
|
0
|
12
|
8
|
4
|
63
|
5
| Bahia |
16
|
10
|
4
|
4
|
2
|
10
|
10
|
0
|
53.3
|
6
| Vitória |
15
|
9
|
4
|
3
|
2
|
14
|
9
|
5
|
55.6
|
7
| Grêmio |
15
|
9
|
4
|
3
|
2
|
11
|
8
|
3
|
55.6
|
8
| Vasco |
13
|
9
|
4
|
1
|
4
|
14
|
17
|
-3
|
48.1
|
9
| Santos |
12
|
9
|
3
|
3
|
3
|
12
|
10
|
2
|
44.4
|
10
| Goiás |
12
|
9
|
3
|
3
|
3
|
8
|
12
|
-4
|
44.4
|
11
| Corinthians |
11
|
9
|
2
|
5
|
2
|
6
|
5
|
1
|
40.7
|
12
| Ponte Preta |
10
|
8
|
3
|
1
|
4
|
9
|
10
|
-1
|
41.7
|
13
| Atlético-MG |
10
|
8
|
3
|
1
|
4
|
8
|
11
|
-3
|
41.7
|
14
| Criciúma |
10
|
9
|
3
|
1
|
5
|
12
|
17
|
-5
|
37
|
15
| Flamengo |
10
|
9
|
2
|
4
|
3
|
9
|
9
|
0
|
37
|
16
| Atlético-PR |
10
|
9
|
2
|
4
|
3
|
16
|
17
|
-1
|
37
|
17
| Fluminense |
9
|
9
|
3
|
0
|
6
|
12
|
15
|
-3
|
33.3
|
18
| São Paulo |
9
|
11
|
2
|
3
|
6
|
11
|
14
|
-3
|
27.3
|
19
| Náutico |
7
|
9
|
2
|
1
|
6
|
7
|
16
|
-9
|
25.9
|
20
| Portuguesa |
7
|
9
|
1
|
4
|
4
|
10
|
15
|
-5
|
25.9
|